Brasil

Mãe vegetariana fica furiosa ao saber que filho comeu carne em festa de amigo

Relato foi feito pela anfitriã da festa, que disse ter opções vegetarianas no evento, mas a criança pegou uma torta de carne

Uma mãe vegetariana ficou furiosa ao saber que o filho comeu uma torta de carne na festa de aniversário de um amigo. Ela teria ligado para a mãe do aniversariante para reclamar do ocorrido, segundo contou a anfitriã em um relato anônimo na plataforma Reddit.

De acordo com a mãe do aniversariante, ao convidar os amigos do filho, ela perguntou se alguma criança teria restrição alimentar e apenas uma mãe respondeu, dizendo que o filho era vegetariano.

Para receber bem o garoto, a anfitriã disponibilizou opções vegetarianas na festa e, segundo ela, todos os pratos estavam devidamente identificados. Contudo, em um momento em que ela foi buscar mais comida para servir, o garoto pegou uma torta de carne.

“Eu não queria envergonhar o menino na frente dos amigos tirando a torta dele, então apenas o deixei comer. Ele não pareceu se importar ou perceber que era carne. De qualquer forma, ele deve ter contado à mãe o que havia comido, pois ela me ligou no dia seguinte e ficou brava por eu ter servido opções de carne na festa”, contou a mulher em seu depoimento.

De acordo com anfitriã da festa, ela contou a história à irmãb dela, que concordou com a mãe do amigo do sobrinho, e disse que ela deveria ter impedido o garoto de comer o alimento, por esse motivo ela estava fazendo o relato, para saber se realmente agiu mal.

“Meu filho adora tortas de carne, então, não achei justo tirá-las do cardápio porque uma criança vegetariana estaria na festa. Além disso, presumi que o filho dela sabia o que podia e o que não podia comer. Falei com meu filho sobre o vegetarianismo do garoto para saber o quão rígida era sua dieta, mas meu filho nem sabia que o amigo era vegetariano, então estou me perguntando se o próprio menino sabe que é vegetariano?”, escreveu a anfitriã.

Ela acrescentou, ainda, que o garoto já havia ido a acampamentos escolares, o que contribuiu para que ela pensasse que ele sabia o que poderia comer ou não.

Na plataforma, a maior parte das pessoas concordou com a anfitriã da festa. “Ele tem idade suficiente para saber o que quer comer. Não se preocupe com isso”, escreveu um usuário da plataforma. “Ele não é vegetariano, é a mãe quem está querendo tirar a carne dele”, comentou outro, enquanto um terceiro disse: “Ela pode querer que ele seja vegetariano, mas ele pode querer o contrário.”

Crianças vegetarianas
A Sociedade Brasileira de Pediatria faz ressalvas sobre esse tipo de dieta para crianças e gestantes. “Crianças vegetarianas alimentadas inapropriadamente, com dietas muito restritivas, apresentam grande risco de deficiência nutricional, o que pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento”, explica a pediatra Jocemara Gurmini, do Departamento de Nutrologia e Suporte Nutricional da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ela ressalta que os pais devem estar cientes da importância de identificar boas fontes de cálcio, ferro, zinco, ômega 3, vitamina B12 e vitamina D e, diante da impossibilidade de atingir as necessidades nutricionais relativas à idade da criança, a suplementação medicamentosa será necessária. “É preciso envolver o pediatra e nutricionista para que seja feito um trabalho em conjunto na orientação destes pacientes”, complementa Jocemara.

Segundo o nutrólogo Eric Slywitch, diretor do departamento de medicina e nutrição da Sociedade Vegetariana Brasileira, a única vitamina que não pode ser encontrada em alimentos que não são de origem animal é a B12. “Ela é importante para a formação dos glóbulos vermelhos, da parte neurológica e do desenvolvimento cognitivo da criança. Por isso, é importante suprir essa necessidade com suplemento ou polivitamínicos”, recomenda Slywitch.

O médico garante que a dieta vegetariana não oferece nenhum risco ao desenvolvimento das crianças nem para as gestantes, desde que seja feito um controle das taxas de nutrientes no sangue. É este também o parecer do Conselho Regional de Nutrição de São Paulo, que atesta que “as dietas vegetarianas, quando atendem às necessidades nutricionais individuais, podem promover o crescimento, desenvolvimento e manutenção adequados e podem ser adotadas em qualquer ciclo de vida”.

 

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Brasil