É fato que a coxinha é um dos pratos mais brasileiros de todos, você não acha? Não à toa, assim como assimila Flavio Giusti, é o mais procurado por turistas estrangeiros, bem como é um prato que recebe diversas versões, como é o caso da coxinha vegana. Mas você já ouviu falar nela ou, ainda, sabe como prepará-la? Se sua resposta for não, então este artigo é para você!
Com recheio saboroso e massa crocante e sequinha, a coxinha combina com as mais diversas horas do dia, isto é, seja para acompanhar um café no metrô, seja para suprir aquele almoço que não deu tempo de fazer ou consumir. Para o criador do VegetariRango, Flavio Giusti, isso se deve aos fatos de que a coxinha é capaz de “matar a fome”, uma vez que é encontrada nos mais diversos tamanhos.
A versão tradicional desse prato leva ingredientes super simples, que todos possuem em casa, como farinha de trigo, ovos, temperos, frango e até mesmo água. O problema, no entanto, é que ela não contempla a dieta e paladar vegano, afinal de contas, é um alimento composto de ingredientes de origem animal. Por esse motivo, Flavio Giusti criou sua própria receita vegana.
Como fazer coxinha vegana?
Pensando nisso, para que você possa preparar sua própria versão vegana da coxinha, é necessário saber de antemão que ela terá três etapas de produção, assim como a versão tradicional, sendo elas: o preparo do recheio, o preparo da massa e a montagem. O ex-MasterChef Flavio Giusti comenta que os ingredientes para a massa são simples e acessíveis, de modo que você encontra em qualquer estabelecimento de alimentos.
O mesmo vale para os ingredientes do recheio, mas você sabe quais são eles? Se sua resposta for não, o idealizador do VegetariRango comenta que batatas, cebola e alho em pó, azeite e farinha de trigo são os principais ingredientes da massa da coxinha vegana. Por outro lado, cascas de banana, cebola, alho e outros temperos como o limão e, até mesmo, a fumaça líquida, são os que irão compor o recheio dessa versão.
Ah, e não se esqueça da farinha de rosca para para empanar a sua coxinha vegana! Diferente da versão tradicional desse prato, esse processo leva apenas a farinha mencionada e a de trigo, dispensando a necessidade da passagem no ovo. Bacana, né? Para saber mais detalhes, no entanto, confira a receita na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=C_wRsS3YPgI.
E aí, gostou de conhecer mais uma versão vegana de um dos pratos queridinhos dos brasileiros? Se sua resposta for sim, então não deixe de acompanhar Flavio Giusti em suas principais redes sociais, como o canal no Youtube e sua conta no Instagram, o @vegetarirango. Nelas, você pode acompanhar de perto como é uma rotina vegana, além de conferir a agenda exclusiva de cursos sobre queijo vegano ministrados pelo youtuber vegano — que já foi premiado diversas vezes.