Você sabe o que é filantropia e qual é o seu papel na sociedade? Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, dois grandes filantropos brasileiros, neste artigo, te dão motivos para começar a considerar a filantropia como uma forma de contribuir para reparações sociais e para o avanço da sociedade. Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Continue lendo este artigo!
O que é a filantropia?
De acordo com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia, em teoria, nada mais é do que o amor pela humanidade. Em termos práticos, é contribuir com o avanço da sociedade, apoiando diversas causas, sem esperar algum retorno financeiro. Um bom filantropo é aquele que dispõe tempo e, muitas vezes, dinheiro, apenas visando o bem do seu próximo.
Entretanto, muito diferente do que algumas pessoas podem pensar, a filantropia não é caridade ou trabalho social. Isso porque a filantropia não busca remediar as causas, mas sim, ir até à raiz do problema e estabelecer uma mudança radical. Por esse motivo, é possível encontrar ações filantrópicas na educação, na saúde, no esporte e também na cultura.
Motivos para você praticar a filantropia
Todos nós sonhamos com um mundo melhor e com menos desigualdades sociais, mas, de acordo com Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, nem todos estão dispostos a partirem para ação. É necessário que tomemos consciência do poder de pequenas ações, e como elas podem impactar positivamente a vida de outras pessoas. É através disso que começamos a construir uma nova realidade.
Se você ainda não pratica a filantropia, aqui estão alguns motivos para você começar a considerar o assunto:
- Inúmeras causas precisam do apoio
Ao redor do mundo, muitas pessoas e grupos já iniciaram essa tomada de consciência e começaram a praticar ações que buscam a melhoria do mundo. Entretanto, por se tratar de projetos que não possuem apoio governamental, muitas delas acabam sendo deixadas no meio do caminho. É possível mudar essa realidade através do apoio de mais pessoas, de forma que se tornem membros e assumam o compromisso da causa.
- É possível doar mais do que dinheiro
Quando algumas pessoas ouvem falar em filantropia, elas associam essa ação a grandes milionários. Entretanto, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini explicam que não é necessário ter uma fortuna para se tornar um filantropo. Também é possível apoiar projetos e ONGs através da doação de tempo, através da arrecadação de roupas e materiais que irão ajudar na causa em questão.
- Construa um legado positivo
Você já parou para pensar no legado que irá deixar para seus filhos e netos? Para Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, é a partir de nossas ações que servimos de exemplo para outras pessoas. Além disso, praticar ações de filantropia nos torna mais empáticos e sensíveis aos problemas do nosso próximo. Dessa forma, além de dar apoio para quem mais precisa, você ainda se torna uma pessoa melhor.
Por fim, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini reforçam que, se queremos que haja uma mudança efetiva na sociedade, é necessário que nós assumamos o controle de nossas ações. Todos nós temos a responsabilidade de construirmos um futuro melhor e, isso só será possível através da mudança de nossas ações. Se inspire e se torne um filantropo, o mundo precisa de você!